![](https://d11bh4d8fhuq47.cloudfront.net/_system/skins/v9/50000004/img/illustration.jpg?ph=a259523821)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Regras NIPO
20-10-2011 00:00
Regras para encaminhamento ao NIPO
(Núcleo de Inovações em Próteses e Órteses)
- O paciente deve ser atendido pelos alunos do curso de FISIOTERAPIA da UFVJM. (Clínica Escola de Fisioterapia, ESF, CISAJE, ASILO, E.E. Professora Aires da Matta Machado, Hospital).
- Para avaliação e confecção da órtese pelo NIPO, o paciente deverá ser previamente avaliado pelo estagiário que o acompanha (ficha de triagem do NIPO - Anexa neste mural).
- Após a triagem do paciente, a solicitação deverá ser deixada no escaninho do Professor Renato Trede (sala dos professores da Clínica Escola de Fisioterapia).
- Será agendada uma avaliação do paciente pelos alunos do NIPO seguindo a ordem de chegada dos pedidos. Todos os casos clínicos serão discutidos pelos alunos e professor na quinta-feira seguinte à avaliação.
- O NIPO trabalha por meio de doações de MATERIAIS, sendo assim, os integrantes do grupo não estão autorizados a receber dinheiro para a compra dos mesmos. O NIPO indica onde o paciente ou o doador deve adquirir os materiais. Importante: Para palmilha de correção biomecânica (pronação ou supinação) é necessário que o paciente compre a base para palmilha com valor aproximado de 20 reais.
- A confecção da órtese seguirá a ordem de solicitação ou avaliação.
- O prazo de confecção é de aproximadamente 2 semanas, podendo variar pela demanda semanal e complexidade da órtese.
- As órteses serão entregues aos pacientes pelos alunos do NIPO, e, caso seja viável, é recomendada a presença do estagiário que fez o encaminhamento.
- Casos clínicos podem ser encaminhados ao NIPO para discussão. O aluno que encaminhar o caso deve participar da reunião na data e horário marcado. Da mesma forma, a ficha de triagem do NIPO deve ser preenchida e deixada no escaninho do Professor Renato Trede.
- Caso haja necessidade de indicação de alguma órtese não confeccionada pelo NIPO, o aluno deve trazer o caso do paciente à reunião do grupo de estudo para discussão e possível encaminhamento a empresas de Próteses e Órteses.
O objetivo do grupo de estudo NIPO é ensinar aos seus alunos avaliar e confeccionar órteses viáveis e de baixo custo, não pretendendo suprir a demanda de órteses de todas as áreas de estágios da Fisioterapia. Os alunos que participam do NIPO podem ter dúvidas quanto à avaliação específica em Próteses e Órteses, entretanto, todos os casos são discutidos no grupo com a presença do professor.
Obrigado pela leitura das regras e esperamos contribuir para a melhora dos seus pacientes!
—————